Vagas
Como Elaborar um Currículo

Como Elaborar um Currículo

1. Antes de tudo, reserve tempo para preparar o currículo - não pense que para ficar bom ele pode ser feito em alguns minutos.

2. Tenha em mãos todos os dados necessários, como datas de início e saída de empregos anteriores, informações acadêmicas, cursos e eventos em que participou. Isso torna a organização de ideia mais fácil e auxilia sua memória.

3. Nada de propaganda enganosa. Não fale muito ou invente historinhas a seu respeito. Diga a verdade, somente a verdade.

4. Tenha em mente qual é o seu objetivo com esse currículo. Atirar para todos os lados não dá resultado, portanto direcione as informações para área em que pretende trabalhar.

5. Revise várias vezes para certificar que não há erros de português, mostra que você possui habilidade na escrita e domínio da comunicação. Escreva sempre em uma linguagem clara.

6. O uso de linguagem ou termos formais deve ser evitado, para que o excesso não ofusque detalhes importantes.

7. Somente os dados profissionais e pessoais importantes e de relevância para o cargo que pretende, deve ter destaque.

8. Procure estudar o mercado referente a salário, novidades, exigências na área de trabalho que pretende atuar. Para que possa oferecer em seu currículo a resposta aos requisitos solicitados pela empresa.

O que não é recomendado e deve ser evitado:

- Escrever demais: Como gestores e profissionais de Recursos Humanos têm pouco tempo para analisar seu currículo, antes da entevista, tem vantagem quem consegue resumir suas qualificações, sem perder dados importantes.

- Usar foto: Guarde o sorriso e a pose confiante para o dia da entrevista.

- Detalhar todos documentos, como CPF e RG, caso a vaga seja sua, o departamento de Recursos Humanos vai solicitar no momento certo.

Dicas de Entrevista

Dicas de Entrevista

1. Antes de ir a uma entrevista, veja se a empresa possui site, entre e aprenda sobre a instituição. Mas nunca mostre que sabe demais, apenas use as informações para fazer algumas perguntas.

2. Traje básico formal. Para uma entrevista o traje deve conciliar o estilo pessoal do candidato com a cultura da empresa e o cargo que irá ocupar. Use o bom senso e evite excesso: roupas justas e curtas demais , decotes, sandálias rasteiras,shorts e bermudas, maquiagem exagerada. Opte pelo básico e formal, em caso de dúvida.

3. Procure chegar uns 10 minutos antes da entrevista. Pois independente de uma boa desculpa, um atraso pode causar uma impressão negativa. Em caso de imprevisto, procure comunicar-se com entrevistador e informá-lo de seu atraso, de modo que ele possa gerenciar agenda dele e não ficar mal impressionado com você.

4. Evite respostas longas. As entrevistas de seleção tem foco nas experiências de trabalho, formação acadêmica e cursos de atualização. Tente valorizar seus pontos fortes, por exemplo se fez cursos no exterior, dê mais ênfase a essa experiência. Em geral, o entrevistador que dá direcionamento e faz as perguntas que ajudam a avaliar se o candidato tá dentro do perfil. Só fale sobre sua vida pessoal se o entrevistador perguntar. E evite respostas muito longas com excesso de detalhes e também aquelas monossilábicas: sim; não.

5. Pense nas suas fraquezas. Deve estar preparado para que lhe façam referencia a uma área na qual a sua experiência, conhecimento tem algumas falhas. Se não for perguntado, tente incluir na entrevista. Os entrevistadores esperam ouvi-lo falar de seus pontos fortes, mas não esperam ouvi-lo falar de seus pontos fracos ou "necessidades". Apreciarão a sua sinceridade, e irá impressioná-los. Mas certifique que as falhas que você citou podem ser facilmente remediadas.

6. Use os verbos na terceira pessoa, evite o eu, ao falar sobre o trabalho. Evite falar como se o trabalho já fosse seu. Evite também gírias e gestos expansivos.

7. Não tente adivinhar o que o entrevistador quer ouvir para dar a resposta correta. Não existem respostas certas em uma entrevista de seleção. As pessoas tem formas diferentes de analisar as situações e resolver os problemas e o que o entrevistador precisa saber é qual sua forma e se ela está em linha com a cultura da empresa.

8. A maioria dos candidatos ficam nervosos no início das entrevistas e os entrevistadores estão preparados para ajudar os candidatos a quebrar o gelo inicial. Seja natural e espontâneo, e lembre-se que todos nós temos pontos fortes e fracos. Portanto, não tente vender o que não é, nenhum selecionador experiente vai acreditar nisso. Melhor mostrar-se como uma pessoa que conhece suas qualidades e limitações e o que faz para administrá-las.